De acordo com um estudo recente publicado pela ‘Mammal Review’, as Suçuaranas (Puma concolor) são “importantes corretores de energia e nutrientes em todos os ecossistemas do Hemisfério Ocidental”. Isso significa que proteger e restaurar a espécie ajudará a biodiversidade e a saúde ambiental em todas as Américas. Agora, mais do que nunca, a conservação do puma está se tornando cada vez mais importante. Sempre houve um movimento para protegê-lo, mas com este estudo recente podemos realmente entender os benefícios que o animal tem no ecossistema.
O Puma concolor é o mamífero com mais nomes, também é conhecido como puma, leão da montanha, tigre vermelho e catamount. Esta bela espécie é o quarto maior felino da família Felidae, pesando entre 29-100 kg e medindo entre 60-90 cm.
Eles cobrem o maior território de todos os mamíferos terrestres do hemisfério ocidental, desde o Yukon canadense até o sul dos Andes na América do Sul. Eles são solitários, noturnos, predadores de emboscada e geralmente evitam humanos.
Mas por que proteger os pumas, em particular, é importante para nós?
Os pumas geram um ecossistema para o resto de seus arredores. Ou seja, tudo, desde pássaros e mamíferos a insetos e outros invertebrados, todos lucram com as refeições gratuitas fornecidas pelas sobras dos Pumas. Sem pumas, deixamos de fornecer comida a esse enorme ecossistema de animais.
A matança de leões da montanha é um recurso crítico, não apenas para mamíferos necrófagos e pássaros, ou mesmo para os invertebrados que neles residem, mas para a vida vegetal que ancora o ecossistema.
Quais são as maiores ameaças aos pumas?
A perda de habitat e a caça excessiva são as ameaças mais prementes às populações de pumas. Estradas e outras invasões humanas no mundo natural separam e isolam os grupos existentes, contribuindo também para a queda dos números e problemas de saúde. Outras principais ameaças à espécie foram a perda de presas e habitat, e perseguição intencional.
No entanto, junto com as ameaças, sempre há esforços para proteger o puma em todo o mundo. Uma em particular é a indústria do “turismo puma”. a revista Biological Conservation afirmou que o turismo de predadores parecia ser central para mudar as atitudes e melhorar a tolerância aos pumas especificamente na Patagônia, onde a caça ao puma foi incentivada devido à caça de pumas. No Brasil, também existem várias áreas protegidas em todo o país que garantem que pumas e outros grandes felinos sejam mantidos a salvo de caçadores.
Estima-se que menos de 50.000 leões-da-montanha reprodutores maduros permaneçam globalmente e, destes, apenas 100-200 panteras da Flórida permanecem em estado selvagem.
O que você pode fazer para ajudar? Mariri Wildlife Sanctuary está mantendo pumas no Brasil protegidos por meio de construção e oferecendo um ponto de soltura para as belas espécies de animais. É por suas doações e adoções que isso é possível e podemos continuar salvando o puma.
Qualquer doação grande ou pequena é bem-vinda, e agradecemos a cada um de vocês que continua ajudando a proteger o puma.
Doe aqui: https://www.maririwildlifesanctuary.com/colabore
תגובות